Cabrito x Cordeiro – Você sabe a diferença?

Garçom, traz um cabritinho assado, por favor? ”. 45 minutos depois do pedido o garçom retorna e serve um pernil de cordeiro para o cliente. Mesmo sendo animais diferentes, essa situação é mais do que comum nos restaurantes do país. Muitas pessoas confundem caprinos (cabritos) com ovinos (cordeiro). Para que não fiquem mais dúvidas na sua próxima ida a um restaurante, vamos conhecer três diferenças práticas entre eles!

1ª Diferença: Ascendência da linhagem Cabra + Bode = Cabrito – Caprinos | Carneiro + Ovelha = Cordeiro  – Ovinos

2ª Diferença: Características dos animais Cordeiro: é um animal mais encorpado, com orelhas menores e cabeça arredondada. A estrutura de carcaça dele é mais definida, com ossos maiores, e mais grossos, e, portanto, os cortes também são mais cheios. O cordeiro é um animal precoce. Costuma atingir peso de abate já com quatro meses. Cabrito: Suas orelhas são maiores, e mais caídas, que a do cordeiro. Além de terem uma cabeça alongada. O acabamento de carcaça também é bem diferente. Tem pouca gordura e seus ossos são mais finos. Além disso, o cabrito é um animal tardio, que atinge o peso ideal normalmente com oito meses.

3ª Diferença: Características dos cortes Cordeiro: A carne de cordeiro possui os cortes maiores e com mais gordura. Isso lhe proporciona uma maciez maior que os cortes de cabrito. Além disso, a coloração da carne é mais clara. A carne pode ser assada ou grelhada. Cabrito: De coloração escura, é uma carne extremamente magra, e, portanto, mais rígida que a do cordeiro. Isso faz com que se recomende cocções lentas. Fica melhor assado. Como amante do ritual do churrasco, acredito que ambas as carnes são espetaculares, e até mesmo complementares. Tudo depende do prato que vamos fazer e como vamos cozinhar. Gosto de fazer o cordeiro grelhado e o cabrito assado. Essa combinação é espetacular! Mas lembre-se cabrito é uma coisa, e cordeiro é outro.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp