Cordeiro: o símbolo mais antigo da páscoa

Como a carne de cordeiro foi parar na mesa da Páscoa?

Uma das épocas mais marcantes do ano está chegando, e por meio dela diversas famílias ao redor do mundo se reúnem e celebram o amor em torno da mesa. Em muitas dessas casas a carne de cordeiro é o principal ingrediente.

Essa tradição milenar teve origem nos anos em que os israelitas viviam como escravos do faraó Egípcio. Em um certo momento, segundo o Antigo Testamento, Deus envia Moíses para libertar os Hebreus e leva-los à Israel, a Terra Prometida. Após diversas tentativas, e também nove pragas que visavam destruir o reino egípcio, Deus de Israel envia um anjo destruidor para que eliminasse todo primogênito das famílias egípcias. Buscando a salvação de seus primogênitos, os Hebreus acreditavam que o sacrifício de um cordeiro, e utilização do sangue para marcar sua porta, era a forma do anjo destruidor poupar a sua casa. Assim surge o Pessach, que significa “pular a marca”, “passar por cima” ou “poupar”, ou seja, a Páscoa. Após a travessia do povo Hebreu, liderados por Moíses, pelo Mar Vermelho, houve a passagem da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. Ali teve início a profecia o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Segundo o Novo Testamento essa profecia se concretiza com Jesus, que era Judeu. No dia anterior a sua crucificação, ele e seus apóstolos celebravam a Páscoa Judaica, no que ficou conhecido como a Última Ceia. No dia seguinte, Jesus foi crucificado em nome de livrar seu povo dos pecados, assim como a profecia anunciava.

Toda essa história fez com que, em diversas culturas e países, mantenha-se a tradição de abater um cordeiro e comê-lo assado. Aqui no Brasil não é diferente. Muitas famílias optam tradicionalmente por dois cortes do animal: a paleta e o pernil. Ambos cortes recomendados para lento cozimento por serem mais fibrosos. Mesmo que não seja necessário, normalmente os consumidores preferem marinar ambos os cortes. Essa marinada que eu vou passar para vocês é a que eu uso na minha casa, nos meus churrascos. Você pode simplesmente utilizar a mesma ou criar variações dela.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp