A carne de cordeiro é muito saborosa e leve, pois se trata do animal jovem (até 06 meses de vida), com isso não possui sabor ou odor forte e sua carne é mais macia e saborosa. Apesar de todos os bons adjetivos, há quem prefira marinar os cortes do cordeiro. A técnica consiste em deixar os cortes de cordeiro imersos em líquidos preparados com ervas, legumes e sucos ácidos. Há indícios que a marinada já existia na época medieval, no qual os alimentos eram conservados em líquidos que disfarçavam o sabor e o aroma das carnes guardadas, pois não existia outro processo de refrigeração. Nos tempos atuais a marinada ganhou outras funções tais como ressaltar e contrastar com o sabor dos cortes e amaciar as carnes. Confira abaixo alguns exemplos de marinados para os mais populares cortes de cordeiro: Carne muito saborosa. A gordura entremeada na peça ajuda no cozimento e realça o sabor. Uma opção de marinar a costela de cordeiro é com cerveja preta, limão siciliano, cebola e ervas. Faça furos no corte e coloque alhos fatiados e alecrim fresco. Uma dica é utilizar também vinho branco seco e sálvia. Para a picanha de cordeiro, utilize alecrim picada, manjericão, azeite, sal e pimenta do reino. A combinação desses ingredientes ressalta, além do sabor, o aroma e faz do corte a estrela do prato, selada crocante por fora e suculenta por dentro. Lembre-se que o corte é composto por mais músculos, com isso é necessário tempo de cozimento lento. Na grelha, para aproveitar o suco, o ideal é virar a peça de 30 em 30 minutos.
A dica é preparar na véspera com azeite, suco de limão, cebolas branca e roxa, alho, tomilho, alecrim e pimenta do reino em grão. Faça cortes na paleta. Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique sobre o corte. Deixe na geladeira por 12 horas, fechado com papel alumínio ou filme PVC. No geral, a marinada contém uma combinação básica de três itens: 1 – Elementos aromáticos como ervas e especiarias, 2 – legumes e 3 – algum líquido ácido tal como vinho branco e sucos de frutas como de laranja e limão. Sempre a conserve em recipiente fechado na geladeira. Também pode utilizar sacos plásticos com fecho para misturar os ingredientes. Confira uma receita de marinada com paleta de cordeiro. As vantagens dessa marinada é que a carne de cordeiro fica mais saborosa e mais macia devido aos sabores das frutas e especiarias que são utilizados. Para fazer a marinada você precisa de:
- Saque
- Chimichurri desidratado
- Pimenta calabresa
- Ervas finas
- Mel
- 1 pimenta dedo de moça cortada
- Folhas de hortelã
- Molho tipo Shoyo
- Abacaxi em rodelas
- 2 laranjas
- 2 dentes de alho
Após deixar a paleta de cordeiro na geladeira por uma hora dentro de uma vasilha, coloque a peça dentro de um papel alumínio e leve-a direto para o fogo. Vire a peça de trinta em trinta minutos por três horas para que todo o suco escorra pela carne. O que já era bom fica sensacional.