Cortes bovinos da moda

Novos cortes de carnes surgiram como ingredientes no preparo de um bom churrasco que antes não eram usados. Complementando os tradicionais como picanha, alcatra ou fraldinha, tornaram-se nobres e muito apreciados pelos churrasqueiros. Os novos cortes eram de difícil acesso e faltava conhecimento sobre essas tendências. Essa nova escolha retrata a paixão do brasileiro pelo churrasco, que busca novas experiências e opções gastronômicas sobre as brasas da churrasqueira. Cortes que não eram valorizados como, por exemplo, os que são retirados dos membros dianteiros (acém e paleta) traziam o preço médio do quilo para baixo. Com a descoberta e a abertura para mais utilização de outros cortes, toda a cadeia da indústria de bovinos foi beneficiada, pois houve um aumento na margem do produto. Entre as opções dos novos cortes de carne, destacamos.

Denver Steak: Muito conhecido no Brasil é retirado do Acém, parte considerada erroneamente carne de segunda. O Denver Steak é muito macio e possui um sabor diferenciado devido a sua marmorização, resultado das gorduras entremeadas em suas fibras. Um acompanhamento ideal é temperar com salsa verde ou chimichurri, harmonizando com um pouco de acidez no prato.

Flat Iron: Outro exemplo de carne também considerada de segunda que conquistou paladares exigentes no mundo do churrasco é o corte Flat Iron, retirado da paleta bovina. É considerado o segundo corte mais macio, perdendo somente para o filé mignon. Uma dica é utilizar o sal em escamas na pós-cocção para ressaltar o sabor da carne.

T-Bone: Popular nos EUA, o corte separa o filé mignon do contrafilé. Recebe esse nome por ter formato de T, sendo cortado na transversal e mantendo o osso na separação das carnes. É conhecido também como bisteca ou chuleta. O corte é macio e saboroso e, em contato com o calor das brasas, fica suculento.

Assado de Tira: Corte delicioso que surgiu na Argentina é muito aclamado pelos churrasqueiros e apreciadores de um bom churrasco. É retirado a partir da picanha ou do chorizo (miolo do contrafilé) no sentido do comprimento. Outra característica do corte é o rápido e fácil preparo. No tempo de 7 a 8 minutos de cada lado sobre a grelha, já está no ponto para servir.

Prime Rib: Conhecido no Brasil como filé de costela, o corte é de alta qualidade e muito macio devido às gorduras presentes que acentuam o sabor, criando diferentes níveis de marmorização. O nome dado ao corte é intencional para ressaltar que é retirado da mais nobre parte da costela. É considerado um corte bem apresentado na composição com o osso e a carne. Para acompanhamento a dica é uma salada de rúcula e molho de alho.

Bife de Chorizo: Corte que possui uma camada de gordura lateral que mantém a umidade natural da carne. É retirado do miolo do contrafilé e possui sabor acentuado e menos marmoreio.

Bife Ancho: Retirado da parte dianteiro do contrafilé, o corte tem mais gordura que o bife de chorizo. Possui uma estreita faixa de gordura interna que separa o miolo e a capa de gordura, proporcionando um excelente grau de marmoreio com sabor único e característico. Novas e saborosas opções de corte ganham mais espaço na mesa dos brasileiros, trazendo-lhes uma nova experiência para dividir com a família e os amigos.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp