O consumo da carne de cordeiro aumentou muito nos últimos anos no país, principalmente como ingrediente de um espetacular churrasco. De paladar e aroma diferenciados, a carne de cordeiro é fonte de alta quantidade de vitaminas e aminoácidos. O sabor harmoniza-se com um belo vinho ou com uma cerveja de acompanhamento e, em reuniões com amigos e familiares, torna-se uma experiência gastronômica marcante e deliciosa para os seus convidados.
Confira algumas curiosidades e características da carne de cordeiro.
Origem: Ainda há dificuldade em diferenciar a carne de cordeiro da carne de cabrito, porém tudo começa na linhagem, que já é diferente. Cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro e o cabrito é a cria da cabra e do bode. O corpo do cordeiro é maior, suas orelhas são menores e a cabeça é mais arredondada que a do cabrito.
Benefícios: Carne de cordeiro é mais leve que a do boi e também mais macia que a de cabrito, sendo de fácil digestão. É muito rica em ferro, zinco, niacina e vitamina B e contém aminoácidos essenciais para o funcionamento correto do organismo. A carne do cordeiro contém gorduras trans ruminantes, um tipo de gordura boa para a saúde sendo diferente da temida gordura trans de alguns alimentos processados. O mais comum é o ácido linoleico conjugado, o CLA.
O índice de gorduras saturadas é menor e a maior parte das gorduras encontradas na carne de cordeiro é do tipo mono ou poli-insaturada. Esse tipo de gordura ajuda a reduzir o LDL, mais conhecido como colesterol ruim. A carne de cordeiro encaixa-se como ingrediente de proteína no estilo de vida adotado pela sociedade atual, que busca alimentos para uma dieta saudável. De acordo com Joseval Pina Moura, presidente da Associação Sergipana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ASCCO), 100 gramas de qualquer corte de cordeiro correspondem a menos de 200 calorias.
O consumo é benéfico em dietas principalmente para atletas e pacientes que acabaram de realizar cirurgias e estão em recuperação, pois os tecidos musculares precisam ser reconstituídos ou trabalhados.
Características da carne: A cor da carne de cordeiro é vermelho-rosada. Esse dado é importante para avaliar se o corte que irá preparar é mesmo do animal. Conforme a idade, a carne fica mais escura. Analisar a coloração é um método seguro de verificar, pois é considerado cordeiro os animais até 6 meses de idade (de 6 meses a 1 ano de idade é classificado como borrego) e após esse tempo é classificado como carneiro ou ovelha, modificando a qualidade e as propriedades da carne.
Com sabor suave, textura macia e de fácil preparo, a carne de cordeiro é suculenta, com aroma marcante e paladar adocicado. O corte mais famoso é o carré, mas cordeiro também possui cortes como o pernil, paleta, lombo, costela, o T-Bone (similar ao da bisteca porém com a espessura mais alta) e a picanha, um dos cortes mais saboroso do cordeiro.
Temperos e acompanhamentos: Devido ao sabor marcante da carne de cordeiro, há apreciadores que preferem consumi-las sem tempero nenhum, pois o paladar é mais aproveitado, porém caso seja de preferência a utilização, use-os no pós cocção, para que os temperos e os molhos não se sobressaiam ao sabor característico da carne de cordeiro, mas harmonizem-se.