Uma Visão Geral Sobre a Agropecuária

Conheça a atividade que move a economia brasileira. Não tem como falar da agropecuária sem falar dos importantes elementos que estão envolvidos. A agricultura e a pecuária são atividades prósperas, seguras e rentáveis, além de possuírem extrema importância para a economia brasileira e serem fundamentais para a sobrevivência humana. A agropecuária é o conjunto das práticas da agricultura e da pecuária, realizadas em sintonia considerando as relações mútuas dos dois ramos. É uma das principais atividades econômicas do Brasil e explora o espaço rural através de plantações e da criação de diversos tipos de animais de corte, destinados tanto ao mercado interno quanto ao externo. De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a agropecuária brasileira apresenta um dos maiores ritmos de crescimento. Por conta do aumento da produtividade do país, nos transformamos em um expressivo exportador de uma grande diversidade de produtos agropecuários. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017 o setor agropecuário mostrou o melhor desempenho, em termos trimestrais, desde 1996, crescendo 13,4% no primeiro trimestre, reforçando a percepção de retomada do crescimento econômico. Entre janeiro e março do ano passado, o setor gerou R$ 93,402 bilhões em riqueza para o país, o que traz muito orgulho para todos nós que estamos envolvidos no ramo que, não só emprega milhões de trabalhadores, mas também faz o país crescer cada vez mais. O Agronegócio e o PIB. O agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 33% do PIB do país, gerando um grande número de empregos e grande parte da exportação. Cerca de 17,7 milhões de trabalhadores estão nos campos, mostrando que essa é a grande locomotiva que faz a nossa economia girar. Por vivermos em um país com chuvas regulares, relevo, clima diversificado e bastante energia solar, o Brasil tem, digamos, uma vocação natural para a pecuária de diversos tipos de animais e uma agricultura rica, e além disso tem disponibilidade de terras para plantio, abundância de água e tecnologia de ponta. Fatores favoráveis não faltam e por isso mesmo que o país é um dos líderes mundiais na produção e exportação de diversos produtos agropecuários, como por exemplo o café, soja, açúcar, carnes de aves, ovinos, bovinos e suínos, couro, entre outros. Incomparável com outros países, não é mesmo?

Essa participação brasileira no mercado mundial contribui, e muito, positivamente com o resultado da balança comercial. O Agronegócio movimenta outras áreas da industria brasileira. Além de atender ao mercado interno e externo, a agropecuária trouxe desenvolvimento a outras áreas do país. A mecanização do campo fez com que a indústria de maquinários fosse impulsionada, para atender aos processos que vão desde o preparo do solo à colheita e o abate.

A atividade pecuária está dividida em dois tipos: de corte e de leite. A pecuária de corte consiste em criar animais com o intuito de vender carne; já a de leite, tem o intuito de produzir leite e seus derivados. Grande parte do foco da pecuária brasileira é a criação de gado bovinos, porém há também a produção de aves, suínos, equinos, bubalinos, e claro, os ovinos, que é a minha especialidade. A carne bovina brasileira é mundialmente conhecida e considerada uma das melhores, e o gado leiteiro é um exemplo mundo afora.

A dieta dos animais criados para consumo depende muito do tipo de produção. O gado pode ser criado em grandes áreas se alimentando livremente de pastagem, ou seja, produção extensiva, ou pode ser criado em pequenos recintos com uma dieta balanceada e específica, denominada produção intensiva. Agora, sobre a ovinocultura, sei que sou suspeito para falar, mas a criação de ovelhas e carneiros se comprova ser muito rentável, principalmente quanto ao custo de produção. Tal produção não se trata apenas da carne, mas também do leite, queijo, lã e couro, e pode ser feita de forma extensiva, intensiva ou um misto dos dois.

Mas não se esqueça, o grande segredo para garantir sempre uma ótima e rentável produção é uma boa gestão, seja na criação de gado bovino, ovino, ou qualquer outro.

Como mostram os dados, a agropecuária continua forte e a tendência é crescer ainda mais. O futuro para os produtores segue em expansão, portanto pode apostar no investimento.

Um grande abraço.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp